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Programas e Projetos

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  • Programas

    • Segundo Tempo

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Outros Participantes: Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer
      • Principais Metas: É uma parceria entre os Ministérios do Esporte e da Educação caracterizada pela ação integrada de suas políticas de modo a estabelecer as condições mínimas necessárias para viabilizar a oferta do esporte na escola, por meio da inserção do Programa Segundo Tempo nas escolas participantes do Programa Mais Educação.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças, adolescentes e jovens em situação de venerabilidade social.
      • Resultados: Contribuir na formação social das crianças e jovens com palestras informativas visando uma melhoria na qualidade de vida. O programa atende crianças de 08 a 14 anos na prática esportiva, como ginástica, dança, futebol de campo, handebol, voleibol, futsal, dentre outras.
      • Informações adicionais:
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    • Provinha Brasil

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), a Provinha Brasil é instrumento pedagógico, sem finalidades classificatórias, que fornece informações sobre o processo de alfabetização aos professores e gestores das redes de ensino. A Provinha Brasil é realizada em duas etapas, uma no início do ano letivo, conhecida como avaliação de entrada, e outra no final do ano letivo, chamada de avaliação de saída. As provas têm como objetivos diagnosticar possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita, para traçar o planejamento e avaliar o nível de alfabetização dos alunos no final do 2° Ano.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Diagnósticos das possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita, com o replanejamento das aulas avaliando o nível de alfabetização dos alunos no final do 2° Ano.
      • Resultados: Sinaliza os indicadores que precisam ser trabalhadores em sala de aula para consolidar as habilidades necessárias para o avanço do aluno do 2º ano.
      • Informações adicionais:
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    • Programa Saúde da Família

      • Responsável: Secretaria Municipal de Saúde
      • Principais Metas: A Estratégia Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionado pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no município. Suas principais metas são:
        I. Colaborar no planejamento, assessorar e promover ações de saúde na comunidade e família;
        II. Apoiar técnica e operacionalmente as ações das equipes do Programa de Saúde da Família - PSF e Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PACS;
        III. Colaborar para o planejamento e execução das atividades de seleção, contratação de pessoal e de educação continuada das equipes;
        IV. Colaborar no planejamento para a adequação de Unidades de Saúde da família no que se refere a equipamentos e insumos necessários ao desenvolvimento dos programas em articulação intra e interinstitucional;
        V. Exercer outras competências correlatas;
        VI. Assegurar a implantação dos subprogramas integrantes da Estratégia de Saúde da Família;
        VII. Acompanhar os indicadores da atenção básica e suas variações, considerando intervenções que visem a melhoria do sistema de saúde do município;
        VIII. Acompanhar a pactuação da atenção básica do município e formular proposta para adequação à realidade local.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Cobertura populacional estimada pelas equipes de Atenção Básica: 81,57% - meta de 2015.
      • Resultados: A Estratégia de Saúde da Família, como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde, tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas às equipes de saúde da família.
      • Informações adicionais:
        PRINCIPAIS AÇÕES:
        - Triagem Pré-natal
        - Triagem Neo-natal
        - Atuação nos Programas do Ministério da Saúde: Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Imunização, Acompanhamento do Bolsa Família.
        - Consulta médica, consulta de enfermagem e consulta odontológica
        - Verificação de PA, glicemia e curativos
        - Visita domiciliar
        - Saúde Bucal
        - Dispensa de medicamento
        - Atividade educativa para população
    • Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é desenvolvido pelo Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e Secretaria de Educação Básica. Tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. E para a escolha destas coleções são promovidas oficinas com as diversas editoras no intuito de apresentar aos professores da Rede Municipal as obras, o acesso virtual e apoio de ferramentas tecnológicas que permitem o conhecimento digital das obras e como utilizá-las no planejamento. Cada escola escolheu democraticamente dentre os livros constantes no referido Guia àqueles que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico. Após, unificando por meio de votação em plenária com os articuladores pedagógicos, com atas assinadas pelos professores comprovando as escolhas de forma democrática. Trabalho mediado pela articuladora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Unifica a escolha do livro didático para os professores da rede.
      • Resultados: Respalda o trabalho pedagógico dos professores da rede com o livro didático ofertado pelo programa com escolha feita pelos educadores.
      • Informações adicionais:
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    • Programa Nacional de Promoção e do Acesso ao Mundo do Trabalho

      • Responsável: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania
      • Principais Metas: Promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao Mundo do Trabalho.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Indicadores sociais.
      • Resultados: Acesso a oportunidades políticas afetas ao trabalho e emprego.
      • Informações adicionais:
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    • Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

      • Responsável: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania
      • Principais Metas: Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e à distância; construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais, aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica; melhorar a qualidade do ensino médio.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Indicadores sociais.
      • Resultados: Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.
      • Informações adicionais:
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    • Programa Leite Fome Zero

      • Responsável: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania
      • Principais Metas: Fortalecer o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor lácteo por meio da geração de renda e da garantia do preço do produto.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Indicadores sociais.
      • Resultados: Diminuição da vulnerabilidade social com o combate à fome e à desnutrição.
      • Informações adicionais:
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    • Programa de Aquisição de Alimentos

      • Responsável: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania
      • Principais Metas: Fortalecer a agricultura familiar, garantir a segurança alimentar e nutricional, movimentar a economia com a geração de trabalho e renda.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Indicadores sociais
      • Resultados: A promoção do acesso à alimentação e o incentivo à agricultura familiar.
      • Informações adicionais:
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    • Programa AABB Comunidade

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: O Programa AABB Comunidade é promovido pela Associação Atlética Banco do Brasil - AABB, em Brumado, em parceria com a Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil - FENABB e a Prefeitura Municipal de Brumado. Pretende promover o desenvolvimento integral de crianças e dos adolescentes, estudantes das escolas públicas, por meio de ações educacionais que favoreçam a inclusão sócioprodutiva e ampliem a consciência cidadã, contemplando a formação de educadores sociais, no âmbito do Programa Integração AABB Comunidade, da Fundação e FENABB, na forma descrita no Plano de trabalho da convenente, previamente aprovado pela Fundação, que integra o presente instrumento, independente de sua transcrição.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde, higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania.
      • Resultados: Inserção social dos alunos das Escolas: Eny Novais Mafra, Roberto Santos, Clarice Morais, Scheilla Barreto e Projeto Face Nova, com atividades complementares esportivas atreladas à linguagem artística, atendendo crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 17 anos.
      • Informações adicionais:
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    • PNAIC - Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: O Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem o propósito de apoiar todos os professores que atuam no ciclo de alfabetização, ajudando-os a planejarem as aulas e a usarem de modo articulado os materiais e as referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo Ministério da Educação - MEC.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Subsídio aos professores que atuam no ciclo de alfabetização com planejamentos utilizando recursos pedagógicos ofertados pelo Ministério da Educação - MEC.
      • Resultados: Respalda a prática pedagógica em sala de aula ampliando novos leques de informações para a metodologia com a utilização de novos recursos do Ministério da Educação - MEC.
      • Informações adicionais:
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    • PACTO - BAHIA

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: Programa de Alfabetização que tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até 08 (oito) anos de idade, envolvendo os professores do Ensino Fundamental das Séries Iniciais e Professores Articuladores.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Diagnóstico dos alunos da Rede Municipal que foram alfabetizados até 08 (oito) anos de idade.
      • Resultados: Possibilita planejar atentando para os níveis de escrita dos alunos, promovendo agrupamentos produtivos para o avanço na alfabetização.
      • Informações adicionais:
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    • Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: O Programa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, que contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Realiza diversas modalidades de formação presencial e a distância para educadores, além de um concurso de textos que premia as melhores produções dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
      • Resultados: Promove interação entre os usuários, disponibilizando materiais, metodologias, notícias e divulga as ações do programa. Educadores de todo o país envolvidos no ensino da Língua Portuguesa encontram aqui subsídios para aprimorar o conhecimento, inovar suas estratégias de ensino, inspirar-se com outras experiências e compartilhar sucessos e desafios vivenciados na prática.
      • Informações adicionais:
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    • Olimpíada Brasileira de Química Júnior

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: A OBQJr (Olimpíada Brasileira de Química Júnior) é uma atividade promovida pela ABQ (Associação Brasileira de Química) e coordenada anualmente pela UFC (Universidade Federal do Ceará) e UFPI (Universidade Federal do Piauí), direcionada para estudantes devidamente matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental de escolas brasileiras (públicas e privadas) situadas em todo território nacional. Os alunos da Escola Municipal Profª Maria das Graças Assis Correia participam da OBQJr através da professora Luciana Moura que motiva os seus alunos.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: A OBQJr tem por objetivo estimular o interesse pelas Ciências da Natureza, de modo especial a Química, contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens talentos com aptidão para as Ciências da Natureza.
      • Resultados: Acompanha o desempenho de seus alunos e informa aos mesmos os resultados alcançados e as novas etapas a serem cumpridas, se for o caso.
      • Informações adicionais:
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    • Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: Os programas são desenvolvidos pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Os eventos são abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA e a MOBFOG ocorrem totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase, que é realizada toda ela dentro de um só ano letivo. Deste modo, os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Os alunos das Escolas Municipais Zilda Neves, Armida Maria Azevedo, Élcio José Trigueiro, e Clarice Morais participam da OBA.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Visa à capacitação de professores e motivação de alunos disponibilizando o Planetário Digital Itinerante da OBA.
      • Resultados: Disponibiliza materiais de interesse dos professores para aguçar nos alunos o interesse na pesquisa sobre astronomia e astronáutica.
      • Informações adicionais:
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    • Minha Casa, Minha Vida

      • Responsável: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania
      • Outros Participantes: Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico
      • Principais Metas: Diminuir ou erradicar o déficit habitacional e acompanhamento da formalização e execução da construção.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Construção do Loteamento Bom Jesus, no Bairro Malhada Branca: 200 unidades para famílias com vulnerabilidade social.
        Brisas I, no Bairro São Jorge: 196 unidades para famílias com vulnerabilidade social.
        Brisas II, no Bairro São Jorge: 194 unidades para famílias com vulnerabilidade social.
      • Resultados: Diminuição do déficit residencial no município, promoção de moradia digna, geração de emprego e renda.
      • Informações adicionais:
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    • Bolsa Família

      • Responsável: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania
      • Principais Metas: Garantia de renda, inclusão produtiva e acesso aos serviços públicos.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Indicadores sociais.
      • Resultados: Transferência de renda, que promove o alívio imediato da pobreza, com as condicionalidades de acesso e direito aos serviços sociais básicos nas áreas de educação, saúde, e assistência social; a superação de vulnerabilidade das famílias por intermédio das ações e programas complementares que visam o desenvolvimento das mesmas.
      • Informações adicionais:
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    • Avante Sertanejo

      • Responsável: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania
      • Principais Metas: Atender famílias de baixa renda que se encontram em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Indicadores sociais.
      • Resultados: A inserção de famílias participantes em um plano integrado de ações que viabilizam o desenvolvimento e inclusão social dos cidadãos em situação de risco; a promoção de cursos de qualificação profissional com vistas a autosustentabilidade, que resultará na geração de emprego e renda; a promoção de palestras socioeducativas que estão elevando o conhecimento e a qualidade de vida das famílias cadastradas; promoção do acompanhamento socioassistencial e o combate à insegurança alimentar e desnutrição com o fornecimento do auxílio alimentação.
      • Informações adicionais:
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    • 10º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, a 10º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas visa estimular o estudo da matemática para os alunos das séries finais do Ensino Fundamental e revelar talentos na área.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Sinaliza as habilidades necessárias para os alunos obterem desempenhos satisfatórios na aprendizagem da matemática.
      • Resultados: Motivar os alunos para o gosto e aprendizagem da matemática.
      • Informações adicionais:
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  • Projetos

    • Simulado Municipal de Brumado - SMB

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: O SMB verifica o nível de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental (4º ao 9º Ano), por disciplina, de acordo com os descritores de aprendizagem de cada ano.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Diagnóstico dos alunos da Rede Municipal de Ensino, do 4º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, para um replanejamento das atividades e participação de todos os alunos.
      • Resultados: Ressignifica a aprendizagem a partir do diagnóstico realizado com o resultado da avaliação mediando no processo da construção do conhecimento do aluno.
      • Informações adicionais:
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    • Semana do Bebê

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 3 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Durante a Semana do Bebê são realizadas inúmeras atividades com as gestantes, crianças de 0 a 6 anos e familiares, visando contribuir para um novo olhar em relação ao bebê e à criança pequena.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: A Semana do Bebê deixa de herança o aprendizado do trabalho intersetorial. Um novo olhar em relação ao bebê. A principal mensagem da Semana absorvida pela comunidade é a importância de cuidar do bebê desde a gestação, favorecendo uma ligação segura entre mãe e filho, indispensável para que a criança desenvolva todo seu potencial cognitivo, motor e socioafetivo.
      • Resultados: Informa à comunidade e à família sobre os cuidados do bebê, atentando para as necessidades e desenvolvimento do seu potencial.
      • Informações adicionais:
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    • Projetos de Leitura e Escrita

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: Estimular as escolas a desenvolverem projetos de leitura e escrita de diversos gêneros textuais.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Maior desempenho dos alunos na leitura e na produção de diversos gêneros.
      • Resultados: Motiva um ambiente acolhedor e prazeroso para leitura e escrita de diferentes gêneros textuais.
      • Informações adicionais:
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    • Projeto de Leitura: Prateleira do Saber

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: Disponibilização de livros didáticos (não utilizados pelas escolas, devido defasagem do PNLD e/ou sobras) à comunidade brumadense para leitura, pesquisa e complementação de estudos.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Grande participação da comunidade, pois vários livros são levados para casa como complementação de estudos, pesquisa e leitura.
      • Resultados: Entretenimento ao cidadão durante o tempo ocioso com significado para os diversos conhecimentos oferecidos através das leituras dos livros didáticos.
      • Informações adicionais:
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    • Projeto de Leitura: Árvore do Saber "CORDEL"

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: Estimular a difusão da leitura e a formação de uma sociedade leitora.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Envolvimento da comunidade no projeto. Uma vez obtivemos um grande número de leitores dos cordéis, exposto na "Árvore do saber".
      • Resultados: Informa a comunidade local sobre o cordel aguçando o gosto pela leitura.
      • Informações adicionais:
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    • Natal na Praça

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Outros Participantes: Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer
      • Principais Metas: Levar o espírito natalino para a comunidade, através de apresentações teatrais, corais, monólogo e interpretações de canções natalinas, realizados pelos alunos das escolas municipais.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Presença intensa da comunidade para apreciar o projeto e divulgação dos trabalhos realizados nas unidades escolares.
      • Resultados: Encanta e desperta o espírito natalino nas pessoas através das apresentações dos artistas e alunos das escolas da Rede Municipal.
      • Informações adicionais:
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    • Escola Significativa na Contemporaneidade

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: Discussão dos desafios da escola contemporânea diante dos problemas de aprendizagem e de inclusão, e posicionamento no sentido de modificar os paradigmas das concepções de ensino-aprendizagem
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Desperta um novo olhar para as mudanças educacionais da contemporaneidade, visando um trabalho diferenciado que atende de fato as necessidades dos educandos.
      • Resultados: Implementa nos planejamentos uma ação - reflexão - ação no processo da aprendizagem e mediação entre aluno, professores e comunidade escolar.
      • Informações adicionais:
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    • Escola em Tempo Integral

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: O programa de atenção a aprendizagem das escolas em tempo integral conta com uma metodologia diversificada e oferece aos seus alunos, além de uma educação de qualidade, oficinas pedagógicas, aulas de reforço e socialização. Fazem parte as seguintes escolas: Nice Públio da Silva Leite, Escola Municipal Professor Ayrton Viana Silva, Escola Municipal Maria Iranilde Lobo, Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva, Escola Municipal Idalina Azevedo Lobo, Centro Integrado de Educação Professora Maria Sônia Meira Gomes e Professor Sá Teles.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo-os integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a autoestima e capacitando-os para atingir efetivamente a aprendizagem. É uma alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção idade/série.
      • Resultados: Integração da criança e do adolescente ao ambiente escolar, no maior tempo, permitindo um processo reflexivo por parte dos alunos. Trabalhar o conhecimento com a mediação do professor, no período integral, com mais espaço para a troca, para interlocução de qualidade, para que o aluno organize seu tempo e dedique parte dele à reflexão, ao estudo, à pesquisa, ainda dentro do espaço legitimado pela escola, para o professor não apenas passar conteúdo, mas também indicar conteúdos para que o aluno estude, pesquise e traga isso para a aula. Tudo isso é apropriação do processo de aprendizagem, colocando o aluno como autor.
      • Informações adicionais:
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    • Diálogos Pertinentes

      • Responsável: Secretaria Municipal de Educação
      • Principais Metas: Proporciona aos discentes encontros pedagógicos por série e/ou disciplina para trocas de experiências e estratégias exitosas desenvolvidas em sua sala aula, fortalecendo o trabalho do grupo.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Ressignificação e reorganização dos saberes pedagógicos e auto formação dos professores da Rede Municipal de ensino.
      • Resultados: Troca de saberes e experiências do fazer pedagógico na sala de aula em diferentes situações no intuito de fortalecer e ampliar dinâmicas para apreender ao aluno no seu aprendizado em sala de aula.
      • Informações adicionais:
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  • Atividades

    • Posto do Sac

      • Responsável: Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico
      • Principais Metas: Acompanhamento da parceria entre o município e o Governo do Estado referente às atividades do SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Emissão de RG, carteira de trabalho, procura de empregos, antecedentes criminais, etc.
      • Resultados: Excelente agilidade dos serviços com desburocratização e atendimento com facilidade para o cidadão.
      • Informações adicionais:
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    • Comissão Municipal de Geografia e Estatística - CMGE

      • Responsável: Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico
      • Principais Metas: Participação e representação na Comissão Municipal de Geografia e Estatística - CMGE.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Objetivo de verificação de todos os procedimentos adotados pelo IBGE, possuímos informações constantes e dados do IBGE, assim como alimentamos os técnicos do IBGE com dados solicitados.
      • Resultados: Dados reais e participação efetiva do município.
      • Informações adicionais:
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    • Banco do Povo

      • Responsável: Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico
      • Principais Metas: Acompanhamento das atividades do Banco do Povo, um banco de crédito popular.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Vem promovendo o crescimento do pequeno empreendedor da indústria, comércio e serviço.
      • Resultados: Crescimento do microempreendedor individual e da microempresa.
      • Informações adicionais:
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  • Ações

    • CREDIBAHIA

      • Responsável: Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico
      • Principais Metas: Acompanhamento da parceria com o Governo do Estado para crédito à pessoas de baixa renda que queiram começar e/ou ampliar seu próprio negócio.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Vem promovendo o crescimento do pequeno empreendedor da indústria, comércio e serviço.
      • Resultados: Crescimento do microempreendedor individual e da microempresa.
      • Informações adicionais:
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    • CREDIAMIGO

      • Responsável: Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico
      • Principais Metas: Acompanhamento da parceria com o BNB - Banco do Nordeste do Brasil - para crédito à pessoas de baixa renda que queiram começar e/ou ampliar o seu próprio negócio.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Vem promovendo o crescimento do pequeno empreendedor da indústria, comércio e serviço.
      • Resultados: Crescimento do microempreendedor individual e da microempresa.
      • Informações adicionais:
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    • Agência Comunitária dos Correios nos Distritos

      • Responsável: Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico
      • Principais Metas: Acompanhamento e operacionalização das AGCs - Unidades dos Correios nos distritos de Cristalândia, Itaquaraí, Ubiraçaba e Vila Presidente Vargas.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Facilitar o acesso às correspondências e demais serviços disponibilizados pelos Correios.
      • Resultados: A população da zona rural permanece bem atendida por serviços dos Correios, facilitando o acesso e a celeridade para obter as correspondências e informações.
      • Informações adicionais:
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  • Planos

    • Plano Municipal de Contingência de Dengue e Chikungunya

      • Responsável: Secretaria Municipal de Saúde
      • Principais Metas: - Implantar uma política de controle da dengue, guiada pelos princípios da universalidade, equidade e integralidade, que envolva o planejamento, a execução, a avaliação de serviços e ações dirigidas ao programa municipal de controle da dengue, com o propósito de promover e proteger a saúde da população de Brumado a partir da identificação, eliminação ou redução das situações ou dos fatores de risco associados à ocorrência da doença dengue, febre amarela e seus agravos;
        - Reduzir a infestação pelo mosquito transmissor, a incidência da dengue e a letalidade pelas formas clínicas mais graves da doença;
        - Executar ações de vigilância epidemiológica, de controle, de educação e de informação em saúde dirigida ao meio: físico-biológico (setor fauna), para reduzir a incidência de: doenças transmitidas por vetores, especialmente dengue e febre amarela; físico-biológico (setor solo), para prevenir, eliminar ou minimizar riscos à saúde provenientes do acondicionamento, coleta e destinação dos resíduos sólidos;
        - Realizar combate sistemático ao vetor para manutenção de índices de infestação inferior a 1%;
        - Capacitar profissionais na esfera municipal, para melhorar a efetividade das ações nas áreas de vigilância epidemiológica, entomológica, assistência ao doente e operações de campo;
        - Reduzir a menos de 1% a infestação predial no município;
        - Reduzir a letalidade a menos de 1% na ocorrência de casos das formas graves da doença.
        - Garantir que todos os bairros, vilas e povoados do município sejam cobertos pelo programa municipal de controle da dengue.
        - Criar equipes de apoio e de difícil acesso para trabalhar nos bairros onde as desigualdades de infraestrutura urbana favorece um maior desenvolvimento do vetor, sendo necessário número maior de agentes nesta área ate sanar o problema;
        - Integrar as ações de vigilância epidemiológica com ações de educação, limpeza pública e outras, para quebrar o ciclo de vida do vetor;
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Considerando os critérios norteadores (produtividade, vulnerabilidade e receptividade), foram construídas 03 (três) áreas de risco:
        ÁREA 1 - RISCO ALTO
        Bairros com imóveis censitários com alto índice de infestação predial para dengue ou febre amarela;
        ÁREA 2 - RISCO MÉDIO
        Bairros com imóveis censitários com médio índice de infestação predial pelo mosquito transmissor da dengue e ou febre amarela.
        ÁREA 3 - RISCO BAIXO
        Bairros não enquadrados nas áreas 1 e 2
      • Resultados: - Criação de mecanismos que obrigam aos proprietários de empresas de transporte e borracharias dentre outras, a entregar a cada 15 (quinze) dias os pneus inservíveis diretamente no eco-ponto municipal;
        - Aperfeiçoamento do fluxo de pneus inservíveis para o seu destino final;
        - Criação de mecanismos que obrigam a limpeza dos terrenos baldios, pelos seus proprietários, evitando assim, acumulo de lixo nos mesmos;
        - Regulamentação do uso de forma correta de vidros nos muros das construções, evitando o armazenamento de água nos mesmos.
      • Informações adicionais:
        A epidemia de dengue em Brumado foi detectada no final de outubro e começou a ser monitorada em 1º de novembro de 2009, nos bairros: São Félix, Malhada Branca, Cidade das Esmeraldas e Urbis II. Neste mesmo período foi acionada a 19ª DIRES e a DIVEP, que atendeu prontamente enviando o técnico Renato Freitas.
        Foi criado o comitê de gestão da dengue, formado por: Vigilância epidemiológica, secretaria municipal de saúde, secretaria municipal de educação, secretaria municipal de infraestrutura, 19ª DIRES, DIREC, Embasa e associações de moradores.
        Em dezembro iniciou-se a pulverização com UBV pesado acoplado a carro nos bairros: Malhada Branca, São Félix, Urbis II, Cidade das Esmeraldas, Jardim de Alah e São Sebastião, num total de 5 ciclos de borrifação. Em janeiro foi feita toda a cidade de Brumado e os povoados de Pedra Preta e Itaquaraí. A Vila Presidente Vargas foi pulverizada em maio.
        Os agentes de endemias ressaltam que, apesar dos trabalhos que estão sendo feitos, existem fatores que favorecem o desenvolvimento do A. aegypti, como:
        - A maioria dos reservatórios de águas das casas do município são cobertos, porém não são vedados para o mosquito da dengue.
        - Um grande número de depósitos baixos (A2), tonéis, tinas, baldes, descobertos funcionando como criadouros, apesar da orientação do agente.
        - Quintais com acúmulo de lixo e entulhos servindo de criadouro tanto de dengue como outros insetos.
        No mês de outubro de 2010, o governo do estado da Bahia enviou telas para cobrir caixas de águas redondas de 1000l, 500l, 250l e 200l, que foram colocadas polos agentes de endemias do município com o georreferenciamento, nos bairros: Mercado, Dr. Juracy, São Félix, Malhada Branca, Urbis I, Urbis II, São Jorge, Baraúnas.


Última atualização: 22/07/2019 09:49